28.6.16

[Resenha]: Habitantes do Cosmos: Artemísia - Francélia Pereira

Título: Habitantes do Cosmos: Artemísia
Autor: Francélia Pereira
Páginas: 180.
Editora: Buriti
Ano: 2015

*Sinopse: A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade.Após fatos que marcaram a infância de Artemísia, ela se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência. No livro você encontrará aventuras, ação, fantasia, filosofia, romance, mitologia, enfim, é uma obra muito rica e que apresenta questões subjetivas, que tem o objetivo de convidar o leitor a refletir sobre os rumos que nossas vidas tomam no nosso dia a dia. É uma obra de ficção, mas que tem a pretensão de tocar o leitor, de alguma forma.

Habitantes do Cosmos: Artemísia foi um livro que demorei um pouco a ler mas, quando comecei a ler mesmo, só parei quando terminei. Confesso que foi difícil no começo mas depois fui pegando o ritmo do livro e consegui entender o contexto e toda a mensagem do livro.

A personagem principal, Artemísia, se tornou uma personagem muito querida por mim, pois, ela tem uma personalidade muito forte. Diante de toda a "crença" no meio onde ela nasceu (Que as mulheres eram seres inferiores) ela acaba crescendo com um trauma, causado pelo seu pai na infância, por causa disso tudo.
Olha que linda a arte da Artemísia
Toda poderosa!

Ao decorrer da sua vida, ela conhece várias pessoas, tem alguns mestres diferentes, coisas boas, ruins e até mesmo surpreendentes acontecem a guerreira.
Simplesmente amei a Artemísia e toda a sua personalidade. O livro nos mostra que a mulher não é um ser inferior, como também o homem não é. Cada um tem seu papel. Como a autora mesmo disse "Somos Seres Humanos" todos nós, independente de gênero.

Sem contar que a autora juntou vários mitos diferentes e com isso a história enriqueceu.

O único ponto "negativo" é que as coisas acontecem muito rápido. Mas, como eu disse, quando você pega o ritmo, se torna mais fácil se adaptar.

É um livro que eu recomendo. Com várias mensagens, reflexões. Eu amei, de verdade.


Uma das minhas citações favoritas é:

" — No processo da vida, da perpetuação da vida humana, vocês, homens, são meros coadjuvantes; e todo homem já nasce sabendo disso. Meu corpo é um portal para este mundo, é uma terra fértil, cheia de vida, enquanto o seu é simplesmente um frio reservatório de meias sementes. "

Essa é a capa nova do livro. Eu amei essa capa.
Achei diferente das que costumamos ver.

[...]Teria enfrentado mil gigantes 
ou manadas de elefantes 
Teria olhado para a morte 
sem me importar com a sorte...

Mas bastou um sorriso seu 
E a guerra se tornou paz 
e já não sou capaz 
de aguentar nenhuma dor...

Meu mundo perdeu o sentido 
pois a luz do seu sorriso 
me revelou quem realmente sou.


[...]Como amar 
alguém que não tem amor para dar? 
Como ser amado 
quando se tem um coração gelado? 

Talvez o orvalho no amanhecer 
tenha a resposta 
e se não tiver 
que a vida possa 
tais corações aquecer; 
antes que venham a perecer...

Sobre a Autora: Francélia C. Pereira nasceu em Belo Horizonte/MG em 1977. Cursou Informática Industrial (CEFET/MG) e Pedagogia (UFMG). Também estudou sânscrito em um curso de Extensão oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); foi quando se apaixonou pela Linguagem e suas diversas manifestações, o que a levou a cursar Letras.

HABITANTES DO COSMOS: ARTEMÍSIA.
Clique aqui para comprar o livro pela editora Buriti.



2 comentários:

  1. Falam bem desse livro mas não sei se eu gostaria, só lendo pra saber. Ótimo post Lari!

    Beijos,
    viajenumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amore ♥ Não é um dos meus preferidos mas gostei.

      Excluir