15.10.16

[Resenha]: Mulheres Que não sabem Chorar - Lilian Farias

Título: Mulheres que não sabem chorar
Autor: Lilian Farias
Editora: Giz Editorial
Páginas: 206 páginas

Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso.
Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?
Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado.

(Danilo Barbosa - Autor de Arma de Vingança)

Olá meus amores, como vocês estão? Hoje vim trazer a resenha do livro Mulheres que não sabem chorar, da minha parceira Lilian Farias autora de O céu é logo ali.

Antes de falar do conteúdo do livro, gostaria de falar da capa. Que capa LINDA não é mesmo ?! me apaixonei por esse azul, dourado e essa fonte linda do título.


*P.S: Antes de começar a falar do livro, primeiramente gostaria de dizer, para quem não sabe, que sou evangélica. Sim, faço parte da Assembleia de Deus. E vou confessar que fiquei meio receosa para ler o livro. Mas pensando bem, decidi dar uma oportunidade para uma leitura totalmente diferente do que eu leio diariamente. Deixei de lado tudo o que eu penso e dar uma oportunidade à leitura.

O assunto é que o livro aborda é um tema muito atual e que mesmo sendo transportados para o ano de 2044 (o ano da história), ainda vemos um forte preconceito e uma sociedade como a de hoje em dia. 

A história vai contar a vida de duas mulheres, Olga e Marisa. As duas são vizinhas e se odeiam. Olga tinha uma vida muito ruim em comparação com a de Marisa.

Ambas na casa dos 50 anos. Mesmo sendo diferentes, compartilham do mesmo sentimento. a solidão.

Viúva, Marisa acabou ficando só depois que seus dois filhos foram fazer intercâmbio. E Olga, como consequência da bebida, foi deixada pelo seu marido que a abandonou e levou consigo sua filha.

Depois de perder sua filha, Olga faz uma promessa a mesma que parará de beber e irá viver melhor. E a partir daí, Olga começa a lutar contra o vício da bebida.

Dentre uma das recaídas de Olga, ela acaba ficando muito bêbada e tenta voltar pra casa. Quando algo inesperado acontece, Olga é estrupada.

Ouvindo gritos, Marisa vai ver do que se trata, quando vê a cena. Ela hesita em ajudar por ser Olga e talvez ser uma das suas. Depois de ver que se tratava de um estupro, Marisa a ajuda e a leva para sua casa.

Depois dessa aproximação, as coisas começam a mudar para as duas. e você vai conhecendo mais sobre cada uma.


P.S²: Agora falando mais sobre o assunto, acho que todos deveriam respeitar as escolhas de cada um. Penso que se você não aceita determinado assunto ou atitude, não tem porque ficar falando, julgando, criticando. Posso não concordar com várias coisas mas nem por isso vou julgar a tudo e a todos. Eu, Larissa, tenho amigos gays e nem por isso, quando descobri, mudei a minha relação de amizade com eles.
Estou dizendo tudo isso, porque mesmo não concordando, o respeito e o amor ao próximo vem acima de tudo. 

Enfim gente, esse livro é bastante atual e imagino como deve ter sido para a Lilian publicá-lo. Vou confessar que o final me deixou de boca aberta, tive que parar por uns segundo e digerir o que tinha acontecido.

Gostei muito dessa experiência de ler algo que foge do meu gosto literário. Foi um desafio instigante.

Sobre a autora:


Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito.

Redes Socias da Autora:







Clique aqui  para curtir nossa página no Facebook

Clique aqui  para seguir Porão da Lara no Instagram







6 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Esse livro será uma das minhas próximas leituras. Para você deve ser estranho o primeiro contato com o tema por conta da sua religião e tudo mais. Eu estou bastante curiosa sobre a obra, pois esses temas me instigam.

    Beijooos,


    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um pouco estranho mesmo mas foi bom esse desafio kkkk

      Excluir
  2. Primeiramente quero te parabenizar por mesmo tendo sua fé, sua crença, você conseguiu deixar o preconceito de lado e pensar fora do que você acha como certo, isso é admirável no mundo de hoje!

    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou bastante curiosa e agora pretendo ler!

    Acabei de conhecer seu blog e gostei muito, estou seguindo!

    Visite meu blog: Estandy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Andy <3 mesmooo *---* vou seguir seu blog com certeza ♥

      Excluir