3.10.16

Preconceito Literário


"Esse livro é  de mulherzinha!" "Nossa! Mas você tá lendo isso?"

Você é julgado pelo que lê: se lê livros que todos leem, você é adepto as modinhas; se lê livros que ninguém conhece, você é  estranho; se lê livros de autoras mulheres ou que tem capas coloridas ou que a história envolve uma personagem feminina, você gosta de livros de "menininha"! [...]



A grande verdade é que você não precisa se preocupar; é você quem está ganhando conhecimentos e tendo experiências incríveis. O importante, no final das contas, é ler.
Livros são como comida: o que é bom para você, talvez não seja para o outro. Quer dizer, há quem goste de canela e há quem odeie. E você não vai ser julgado pelos seus hábitos alimentares,  não deveria ser julgado  pelos livros que lê. 

As pessoas deveriam ficar felizes por verem outras lendo, elas estão lendo, independente  do que seja. Estão trocando horas na Internet por um livro, estão aprendendo com eles, por mais "besta" que a história pareça ser.

À você, leitor, meu conselho é: leia sem medo, leia o que quiser, leia quando quiser e não ligue para o que os outros dizem - não deixe que o preconceito  literário o impeça de adquirir tudo o que um livro proporciona.


Com açúcar e afeto,
Carol Nery (@a.carolnery)

2 comentários:

  1. Oi Carol, confesso que tenho um certo preconceito com quem ler livros de youtuber haha Hoje em dia já não me importo tanto, acho que cada um ler o que quer. Masss eu fico meio revoltada com as editoras lançando tantos livros desse gênero... Mas né, gosto é gosto kkkk
    Beijos <3

    Persuasão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, tema polêmico esse hein! Qualquer dia falo sobre "livros de youtubers" aqui, dando uma opinião mais específica, comentando do ponto de vista, especialmente, de quem os publica e você, provavelmente, vai entender melhor.
      E sobre o preconceito, eu entendo o seu lado também, mas temos que pensar que em um país de muitos analfabetos (funcionais ou não), que o hábito da leitura não é muito compartilhado como o hábito de beber todos os finais de semana, devemos comemorar quando vemos alguém lendo, independente do livro. Quero dizer, pelo menos está lendo, entende?

      Excluir