26.9.16

Tecnologia ou Tradicionalismo: E-book x Livro físico


   O mundo evoluiu e a tecnologia tornou-se parte do universo literário. A facilidade do acesso às obras causa polêmica entre os leitores, que, em sua maioria, são tradicionalistas e não pretendem trocar um bom cheiro de livro por  "novidades tecnológicas". [...]


23.9.16

[Resenha]: Poemas & Crónicas do Coração - Sofia Marques

Título: Poemas e Crónicas do Coração
Autor: Sofia Marques
Páginas: 29 páginas

Sinopse: A obra é a junção de um conjunto de poemas e crónicas sobre temas fortes na vida como a dor, perda, luto, amor, destino, dança, amizade, música e outros... 
Um livro cheio de amor e esperança, venha se apaixonar por esta incrível obra. 

Em homenagem a Nicolas Freire





18.9.16

Vida de escritor

Antes de qualquer coisa,  muito prazer, Carol Nery. Sou mineira de 1998, escritora (autora de Paralelas que se cruzam) e parceira da minha gêmea no blog Avesso de mim
Estou muito feliz por poder compartilhar aqui um pouco do que sei do universo literário, e para esse primeiro post vim compartilhar um pouco da vida do escritor.


Nós costumamos achar que os escritores têm vida fácil: escreve, viaja, vai às bienais e eventos (e eu me incluía nisso até começar a mexer com isso). Mas o que há por trás dos autógrafos, lançamentos e bienais?


A grande verdade é que a maioria dos escritores têm outras profissões, trabalham duro para manter algo que acreditam. E, por terem outras profissões, desgastam-se mais, afinal aproveitam a madrugada para escrever; e no dia seguinte, tudo de novo! - se tem uma coisa que admiro nessa profissão é que desistir nunca foi uma escolha.


Lidar com bloqueios criativos talvez seja a pior parte desse sonho - são horas olhando para a tela em branco no Word, rezando para um pontapé inicial. Ainda escrevendo, as dificuldades aparecem quando precisa refazer um trecho, um capítulo, uma história... - e é nessa hora que a vontade de apagar tudo e desistir mais aparece, é preciso vencer a si próprio e nem sempre é tão simples quanto parece.


As entrelinhas de um livro entretanto não contam apenas a dor da escrita. Eis que chega a parte mais temida, especialmente para aqueles que ainda são novos nesse meio: apresentar o seu original às editoras, que levam algum tempo para devolver a resposta - haja unhas para roer, é muita ansiedade - "o seu texto é bom, mas não se encaixa no perfil da editora." - um "não" educado que trás consigo a frustração, afinal é algo que acredita muito, um projeto de vida.


Aqui, alguns seguem para a publicação independente e outros conseguem uma editora e, a partir daí, a preocupação passa a ser "como vou vendê-lo?" e tudo é válido, desde as redes sociais até a presença do próprio autor em várias livrarias trocando doces por minutos de atenção. É duro não saber qual será o destino do seu trabalho: tornar-se um "best-seller" ou aquele livro escondido e empoeirado na livraria.


Escrever exige muito mais do autor que "apenas escrever"; é um ato solitário e incerto e depende apenas de sua capacidade de persistir, afinal os caminhos percorridos não interessarão ao consumidor final e muito menos às redes sociais e propagandas feitas - aos olhos dos outros, o sucesso nas vendas e a posição que você se encontra são as duas coisas que definirão a qualidade do escritor.


A vida que ninguém vê - a dor de tornar-se um escritor; um trabalho arduamente persistente em busca de um sonho. 

Com açúcar e afeto, 

Carol Nery (@a.carolnery)


Resenha: Palavras ao Vento - Wando Gomes


Resenha: Armadilhas da Mente - Augusto Cury




16.9.16

[Resenha] : Palavras ao Vento - Wando Gomes


Livro : Palavras ao Vento
Autor : Wando Gomes
Editora : Multifoco
Páginas : 82

Sinopse : "Esse livro reúne alguns poemas - Palavras ao Vento - que escrevi nos últimos anos."

                                     




15.9.16

[Resenha] : Armadilhas da Mente - Augusto Cury

resenha augusto cury


Livro : Armadilhas da mente.
Autor : Augusto Cury.
Editora : Arqueiro.
Páginas : 256.

Sinopse : "Um romance surpreendente. Um passeio pela psicologia e a filosofia.Um mergulho na mente de uma mulher incrível..." 

Camille é uma mulher bela, rica e brilhante, capaz de deixar as pessoas impressionadas com sua habilidade de debater e argumentar. Mas seus diplomas e seu intelecto não foram suficientes para evitar que se tornasse vítima de suas próprias emoções.

Casada com o banqueiro Marco Túlio, Camille sempre foi fechada em seu próprio mundo. Crítica, obsessiva, pessimista, não gostava de ser confrontada e não se curvava diante de ninguém, nem de psiquiatras ou psicólogos. Não concluía nenhum tratamento.

Vendo a depressão, as manias e as fobias de sua esposa se agravarem, Marco Túlio resolve comprar uma linda fazenda para que ela possa se afastar do estresse da cidade, respirar ar puro, se reconectar com a natureza e, quem sabe, com ela mesma.

Mesmo assim, transtornos mentais a impedem de sair de casa e pesadelos constantes não a deixam dormir. Enclausurada em sua própria mente, Camille piora a olhos vistos.

A reviravolta, porém,muitas vezes começa onde menos se espera. Quando conhece o excêntrico jardineiro da fazenda, Camille se surpreende com sua inteligência e, ao interagir com ele, a alegria volta pouco a pouco ao seu coração.

Em seguida entra na sua vida o sábio e instigante psiquiatra Marco Polo, que a estimula a superar os conflitos e procurar um personagem que deixara pelo caminho: ela mesma. Camille terá que aprender a se perdoar e a compreender pessoas "imperdoáveis".

Profundo e emocionante, Armadilhas da mente é uma aula de filosofia e psicologia, que mostra que os labirintos da psique humana são bem mais complexos do que qualquer um de nós é capaz de imaginar.

10.9.16

[Resenha]: Palavras ao Vento - Wando Gomes


Título: Palavras ao Vento
Autor: Wando Gomes
Páginas: 82 páginas
Editora: Multifoco

Sinopse: Este livro traz em sua essência poemas - ou algumas palavras ao vento - escritos nos últimos anos da minha vida. Momentos de minha alma descritos em versos numa linguagem simples e direta...



7.9.16

[Resenha]: Minhas Palavras - Raquel Morelli

Título: Minhas Palavras
Autor: Raquel Morelli
Páginas: 152 páginas
Editora: AM2

Sinopse: O livro "Minhas Palavras" traz crônicas, relatos e poemas escritos por Raquel Morelli. Alguns foram publicados em blogs. Não é um livro autobiográfico, cada texto é fruto de observações de mundo e uso de um pouco de criatividade.
“Suas crônicas são sempre marcadas pela sensibilidade e leveza, é como se a autora nos confessasse seus sentimentos, duvidas e receios. Recomendo!” (Juliana Almeida, blog Dear Book)



2.9.16

[Resenha]: Brisa Filosófica - Marcos Renato

Título: Brisa Filosófica
Autor: Marcos Renato
Páginas: 200 Páginas
Instagram: @brisafilosofica

Sinopse: Brisa Filosófica é um livro leve, moderno e intuitivo. Traz assuntos para reflexão individual e de interesse coletivo. é interativo e de conteúdo original com respeito À liberdade de escolha e expressão de cada um. Concebido de forma poética, aborda temas como liberdade, corrupção, redes sociais, indignação popular, escolhas, preconceitos, bullying, amor, sexo, drogas, música, filmes, família, entre outras brisas e poesias. Alternativo, polêmico e didático para leitura descontraída ou debates inteligentes. Sem censuras, nem apologias.