{Olá, leitores lindos! Antes de começar o post de hoje, quero desejar um feliz 2017 a todos vocês! Muita luz, muitas leituras e muitos aprendizados! Que o Pai Celestial nos guie e nos ilumine no próximo ano!}
Desde que comecei a minha "jornada literária", a grande dúvida sempre foi: procurar editora ou partir para a publicação independente? Depois de muitas pesquisas e um livro publicado, resolvi vir aqui compartilhar as comparações com vocês:
Editoras
Não são necessárias muitas pesquisas para saber que existem várias editoras com propostas diferentes para os autores, especialmente os de primeira viagem. Então vamos para alguns pontos importantes:
- Independente do tamanho e da proposta, as editoras oferecem o pacote básico: capa, diagramação, revisão, divulgação, lançamentos, distribuição. Mas, algumas delas, tem alguns benefícios adicionais; neste caso, analise bem a proposta que mais se encaixa com o seu perfil.
- Editoras pequenas costumam trabalhar com o sistema de parceiras: o autor entra com uma quantia e a editora com o restante. Esse valor depende da quantidade de páginas, da quantidade de tiragem... E a vantagem desse tipo de editora é o que ela oferece (citado acima).
Para essa proposta, claro que a qualidade da obra conta, mas o bolso do autor é tão importante quanto.
Uma média de valores: entre 4 e 10 mil. *
- Editoras grandes não costumam cobrar para publicar, entretanto esse tipo de editora aposta somente naquilo que eles têm certeza que dará retorno, por isso é mais concorrido e mais difícil de ser aceito.
Uma sugestão é: "trabalhe para ser conhecido". Com isso, quero dizer, abra uma página na internet, divulgue seus textos... Quem sabe...?
Publicação independente
Nesse tipo de publicação, tudo é responsabilidade do autor.
- Já fiz um post falando sobre a publicação independente (leia clicando aqui), por isso aqui vou dar algumas dicas para os autores:
"Se você não está disposto a colocar livros debaixo do braço e bater de porta em porta, está no caminho errado!"
- Divulgue, faça sorteios nas redes sociais, feche parcerias com blogs e instablogs literários.
- Converse com outros autores;
- Caso não opte pelos sites de livros sob encomenda, faça o seu para garantir uma distribuição nacional!
Um beijo melado de açúcar e afeto,
Carol Nery



Adoro teus posts, Carol! Acho muito útil para quem quer entra no mundo editorial e acha tudo beem complicado!
ResponderExcluirUm beijo, Carol
Blog com V.
Obrigada, xará ❤❤
ExcluirUm cheiro e um queijo melado de açúcar e afeto!